Menu

Glossário

A B C do Design

Conheça um pouco dessa língua “diferente” falada por milhares de profissionais pelo mundo.

Marca

Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

Branding ou Brand

Branding ou Brand management (do inglês, em português também Gestão de Marcas). ‘BRAND’ é uma coleção de imagens e ideias que representam um produtor econômico; para ser mais específico, refere-se aos atributos descritivos verbais e símbolos concretos, como o nome, logo, slogan e identidade visual que representam a essência de uma empresa, produto ou serviço. Branding pode ser definido como o ato de administrar a imagem/marca (BRAND) de uma empresa.

Rebranding

Rebranding pode significar um novo nome, uma nova filosofia operacional ou de relacionamento com o mercado; uma nova marca, um design diferenciado ou a combinação de todos esses elementos no sentido de estabelecer uma nova estratégia corporativa ou criar um diferencial que se traduza em um novo posicionamento da empresa frente aos clientes, fornecedores, funcionários, mídia e concorrentes. Porém, em outras palavras, Rebranding significa que é quase impossível nos dias de hoje administrar uma empresa da mesma forma para sempre.

Identidade visual

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca.

Identidade Verbal

O nome da marca e outros elementos verbais (o descritor ou chavão) da assinatura da marca.

Logotipo

Um logotipo, logótipo ou simplesmente logo é um conjunto formado por duas ou mais letras fundidas em um só tipo, compondo uma sigla. Essa peça de design identifica ou representa uma entidade (marca de produto ou serviço).

Logomarca

Conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático).

Tipologia

Estudo sistematizado dos caracteres tipográficos, esp. no que se refere ao desenho das fontes ou famílias de tipos.

Símbolo

Um “símbolo” é um sinal abstrato para representar a marca.

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!